Architecture & Design Film Festival


The Man & The Architect: Jorn Utzon, O filme será exibido dia 18.

A partir de amanhã estará rodando a segunda edição do Architecture & Desingn Film Festival no modo online. O ADFF oferecerá um filme por noite, incluindo uma introdução ao vivo e perguntas e respostas. Um programa super interessante para arquitetos, estudantes de arquitetura e entusiastas. Cada ingresso custa 1,99 dólares. Tempos de isolamento podem favorecer uma condensação cultural. Antes de cada apresentação haverão comentários de convidadados como Bergmann (grupo BIG) e Lamster (Dallas Morning News).

Link para os ingressos  => https://adff.ticketleap.com/
Veja a progamação abaixo:

Dia 17 de maio - Gray Matters
2014/ 76 min / Irlanda e EUA
Diretor: Marco Orsini
A Live começará às 20:00 da noite, com uma introdução do fundador do ADFF Kyle Bergman. Em seguida, o filme, Gray Matters, será exibido, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com o diretor do filme, Marco Orsini. O programa inteiro levará cerca de 90 minutos.
Gray Matters explora a vida longa e fascinante e a complicada carreira de Eileen Gray, cuja visão intransigente definiu e desafiou a prática do modernismo na decoração, design e arquitetura. Sua reputação floresceu no início do século XX com seu trabalho tradicional em laca, depois se tornou uma decoradora e designer de móveis muito aclamada pela crítica e muito procurada antes de se reinventar como arquiteta, um campo no qual trabalhava principalmente na obscuridade. Além dos elogios que receberam seu primeiro edifício (que foram persistentemente e perversamente creditados ao seu mentor), seu trabalho pioneiro foi realizado em silêncio, em particular e com suas próprias especificações. Mas ela viveu o suficiente (morreu em 1976 aos 98 anos) para ser redescoberta e aclamada. Hoje, com seu trabalho comandando preços e atenção extraordinários, seu legado permanece indescritível, contestado e convincente.

Dia 18 de maio - The Man & The Architect: Jorn Utzon
2018/ 90 min / Dinamarca
Diretor: Lene Borch Hansen, Anna von Lowzow
A Live começará às 20:00 da noite, com uma introdução com Kai-Uwe Bergmann, parceiro do BIG - Bjarke Ingels Group. Em seguida, será exibido o longa-metragem The Man & The Architect - Jørn Utzon, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com a diretora do filme, Lene Borch Hansen. O programa inteiro levará cerca de 100 minutos. O ADFF reproduzirá o programa novamente às 20:00 PT.
Este documentário sobre Jørn Utzon conta a história pessoal e emocional sobre o arquiteto de renome mundial e seu presente único. Atrás dele estava o amor de sua vida por 70 anos, Lis, sem quem Jørn não se tornaria o arquiteto e homem que ele era. Sua história é contada pelas pessoas mais próximas a ele há décadas: seus filhos, colegas íntimos e amigos, todos com histórias e experiências pessoais. Ele inspirou muito as pessoas com quem trabalhava, e conhecer Jørn Utzon teve um efeito profundo em suas vidas. O filme é um retrato de uma humanitária dedicada e uma alma sensível e amorosa.

Dia 19 de maio - Space Land Time: Underground Adventures with Ant Farm
2011/78 min / EUA
Diretor: Elizabeth Federici, Laura Harrison
A Live começará às 20:00 da noite, com uma introdução com Mark Lamster, crítico de arquitetura do Dallas Morning News, e autor da biografia aclamada do falecido arquiteto Philip Johnson, The Man in the Glass House. Em seguida, será exibido o longa-metragem Space Land Time: Underground Adventures with Ant Farm, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com o co-fundador da Ant Farm, Chip Lord, e as diretoras do filme, Elizabeth Federici e Laura Harrison.
Este é o primeiro filme a considerar o trabalho da empresa de arquitetura vanguardista da década de 1970, artes gráficas e design ambiental chamada Ant Farm, mais conhecida por sua obra icônica de arte terrestre, Cadillac Ranch. Arquitetos radicais, pioneiros em vídeo e comentaristas culturais mordazmente engraçados, os Ant Farmers criaram um corpo de trabalho multidisciplinar profundamente subversivo que questionava os limites da arquitetura e tudo o mais no processo. Incorporando um vídeo de arquivo de tirar o fôlego, novas imagens filmadas ao longo de dez anos e animação baseada em esboços do período, Space Land Time é sobre a alegria da criação em uma época em que não havia limites.

Dia 20 de maio – GOFF
2019/ 96 min / EUA
Diretor: Britini Harris
A Live começará às 20:00 da noite, com uma introdução de Alison Fisher, curadora associada de arquitetura e design, The Art Institute de Chicago. Em seguida, o longa-metragem, GOFF, será exibido, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com a diretora do filme, Britini Harris. O programa inteiro levará cerca de 110 minutos. O ADFF reproduzirá o programa novamente às 20:00 PT.
Bruce Goff foi um dos maiores arquitetos americanos do século XX. Sua perspectiva não convencional desafiava estigmas sobre a incapacidade do Centro-Oeste de produzir um trabalho inovador. Um colega de Frank Lloyd Wright, seu trabalho teve uma influência profunda na próxima geração de arquitetos, incluindo Phillip Johnson e Frank Gehry. No entanto, a disposição de Goff em explorar formas originais frequentemente solicitava perspectivas polarizadas de seu trabalho. Como resultado de estabelecer sua prática em um cenário conservador e seu desejo descarado de experimentar as possibilidades da forma, muito de seu trabalho foi deixado em decadência ou esquecido por completo. GOFF explora a vida de um iconoclasta e narra os eventos que levaram à destruição e ao interesse renovado de sua memória e habitações.

Comentários